terça-feira, setembro 11, 2007

Sobre "Ser é Lutar!" - Carta a uma amiga

" Ser é Lutar!" significa muito para mim...



Considero sim, minha mensagem ao mundo de que minha experiência de humano e, sobretudo, brasileiro, foi (e é) permeada de lutas e batalhas contra as mais diversas formas de exclusão e discriminação que não preciso enumerar para você.

Pode parecer até contraditório, mas não gosto de falar em "vitórias" e "conquistas" na vida (palavras que expressam o objetivo de todos nas lutas e batalhas), mas tenho certeza que as que consegui até hoje foram fruto dessa CONSCIÊNCIA.

Sei que pode até soar como um reforço crítico e egoísta de uma coisa que, não só eu, mas milhões de brasileiros fazem todos os dias. No entanto, não vejo assim.

Uso esta frase desde 1999 ou 2000, e por incrível que possa lhe parecer, esta mensagem não tornou minha vida mais "pesada ou difícil". Pelo contrário. Hoje tenho o pleno domínio dela, de seus limites e possibilidades e de sua trajetória histórica.




E, me expressando assim, espantei DIVERSOS "fantasmas" que rondavam meu imaginário, sempre no sentido de me empurrar na CRENÇA que me ensinaram de que ser brasileiro, filho de nordestino, pobre, mestiço, morador da zona leste, etc é "porque Deus quis assim" e que aceitar tudo isso é "DESTINO".


E entendendo que ser brasileiro é aprender a preencher com ética a grande lacuna entre o idealismo e a realidade, creio que "Ser é Lutar!" não transmita algo como um "calvário" como condição de "ser" para quem lê. Mas, passa a idéia de que "ser" sem "lutar" não é "ser", é simplesmente "existir" sem humanidade. Por que entendo que TODOS os animais lutam para somente para sobreviver, pois eles não têm, assim como nós humanos, a perspectiva do SER.



Enfim, lutar não é só pegar em armas e matar um suposto inimigo. É atuar eticamente no mundo a partir do que a história dele (mundo) nos mostra e com o objetivo de construir nossa própria história.



Agradeço demais suas observações. Elas abriram mais uma porta de entendimento entre os humanos.



Um grande abraço,



Ser é Lutar!

Um comentário: